quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

5º ano

Meu filho:

Estás a caminhar para uma década de vida.
É já no próximo mês que passarás a ter 2 dígitos na tua idade.

Já te inscrevi no 5º ano.
Na escola em que eu também andei, que tem um excelente ensino e segurança, coisa que nos nossos dias não é fácil de se encontrar, especialmente nas grandes cidades.

Estás empolgado com a ideia de ires estudar naquela escola.
Dei-te a ideia de que só lá entra quem for bom aluno e sinto-te a esforçares-te para teres melhores notas.

Alguém te disse que para aquela escola não podem entrar canhotos!
Que coisa mais falsa, meu filho!
És canhoto e ponto final, essa sempre foi a minha atitude quando desde cedo descobri esta tua vertente. Nunca deixei que ninguém te criticasse por isso.

Para a inscrição no 5º ano tiveste que tirar o Cartão do Cidadão, apenas tinhas o Cartão de Contribuinte, agora com este novo cartão deixa de haver todos os outros cartões obrigatórios e a informação de todos eles é mantida num único cartão.
Infelizmente quem fez os aparelhos digitais para a elaboração do Cartão do Cidadão esqueceu-se que existem pessoas diferentes - tu és diferente da grande maioria das pessoas - só porque és canhoto.
Foi terrivelmente complicado escreveres o teu nome, porque o fio da caneta especial era demasiado curto e colocado à direita...
Esperámos 4 horas para fazer o cartão obrigatório, 4 horas que faltaste à escola, sem qualquer tipo de prioridade... enfim...
São pequenos pormenores que fazem toda a diferença.

Estás tão crescido, meu querido filho...

8 comentários:

ladyprincesa2 disse...

que crescido...o tempo passa e nós passamos sem dar conta

ainda hoje estive a falar com a educadora da minha diana,
que para o ano já vai para a pré-escola...

e nem me dei conta que ela já está a ficar tão crescida...

sabes, eu também tenho feito os possiveis para que a minha filha não dê importancia ao facto de ser diferente dos outros meninos, daí talvez ainda nunca ter ouvido nenhuma quixa dela sobre esses comentários que os magoam, mas ianda na consulta de coimbra me adertiram para me preparar porque esse momento ainda vai chegar...

e, penso eu, que ela só dará muita importancia ao caso se eu fizer do assunto um bicho de sete cabeças sempre que alguém lhe disser algum cmonatário menos bom por essa diferença...

acho que os miudos são muito criticos mas cabe-nos a nós mães, não dramatizarmos mais a coisa ainda, não é?

se ele insistir que não gosta desses comentários, diz-lhe que os canhotos têm tendência a serem mais inteligentes :)
jocas doces, lili e diana

Grilinha disse...

Meus Deus...

Ficamos meio aparvalhadas quando damos conta de como passa tudo tão rápido.

Um beijinho muito grande

Unknown disse...

Crescem tão depressa...
beijocas

Cláudia Costa disse...

Olá Di,
Estou a ver que a minha filha tambem vai ter esse problema quando for tirar o cartão de cidadão. Ela é canhota e ponto final, nunca se colocou em causa isso. Já a minha mãe quando era pequena teve de ser destra á força, a avó dela atava-lhe o braço esquedo atrás das costas para ela não o usar... enfim atrocidades de 50 anos atrás...
beijos
Cláudia Costa

Silvia disse...

Nem me fales em cartão do Cidadão. Quando a Maria tinha um mês foi tira-lo e foi um filme. Teve que ir tirar uma foto naquelas cabines de moedas porque na maquineta deles não dava. Estas a imaginar o filme: o pai de joelhos a segurar lhe a cabeça porque na foto só pode aparecer ela. Só visto!
Bom fim de semana.
Bjokas.

akombi disse...

que crescido....


tb tenho pensado nisso, pois tb tenho uma criança a caminhar para os 10 anos.....dois digitos ( não pensei que houvesse quem tivesse o mesmo pensamento (¨,)

tb nesta semana a Verónica vai fazer o cartão do cidadão, estamos apensar ir á loja do cidadão, pois aqui só daqui a3 meses é que tem o cartão.

não sabia que era mos nos encarregados de educação a inscreve los na escola, pensava que é a escola que frequentam que faz esse processo, nós só temos que informar a escola que escolhemos para continuar a estudar.

akombi disse...

sim a Verónica, em prencipio transita de ano, apesar das dificuldades que tem em L. portuguesa, entra pró 5ºano.

por aqui a escola primária pertence a um agrupamento de escolas sendo uma delas preparatóra ( ou seja agora tem outro nome mas eu não me entendo), por isso osmeninos que frequentem uma dessas escolas que pertençam ao agrupamento ficam colocados nessa preparatória.

mas como ando com "problemas" com as "regras" deste agrupamento ( brevemente coloco um post sobre isso), com muita pena da V. que queria ficar na turma dos colegas ( aqui ficam os colegas todos juntos,assim como ficam com o mesmo horario, quem é de tarde fica de tarde)vou mudar a V. de escola e de localidade, ou seja vem para mais perto de casa, para uma zona chique, a escola preparatória tb tem regras proprias, mas com muito beneficio para os meninos. Nessa escola circulam em corredores,corredores que estão divididos por anos escolares ( a escola funciona desde a 1ª classe ao 9º ano) e só v~em para a rua qd é necessário, têm caçifos e várias actividades na escola, existe um porteiro e muita vigilância.

na outra escola que fica perto da casa da minha mãe, da zona a onde cresci, fica perto de um bairro social, está a ser uma área muito problemática, é raro o dia em que a policia não tem que intervir, ali não há vigilância por parte dos funcionários, os meninos circulam livremente na escola.


uii começa a fase dificil.

quanto ao magalhães por aqui não vou receber, vou tb colocar um post sobre isso, pois acho, como já disse esat escola tem umas "regras" muito estranhas.
bjs

Juliana Melos disse...

queridaa....
to passando aki para deixar minha visita registrada...
e dizer que seu blog esta lindo!
nos visite tbm!!!
beijos
Juh e Lipe
=)